Re: BIM/Arch development news articles from Yorik's blog

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
SacZanini
Posts: 1
Joined: Tue Dec 13, 2022 8:05 pm

Re: BIM/Arch development news articles from Yorik's blog

Post by SacZanini »

Olá Yorik
Lendo esse artigo sobre a interação do Freecad e o Blender, volto a minha atenção a uma questão que estava formulando desde que comecei a me interessar pelo Frecad (2 meses).
Existe uma infinidade de plugins / addons para autocad, revit, sketchup para modelagem 3D / BIM de desenvolvedores que oferecem de forma gratuita seus produtos independentemente se o o destino é um software proprietário.
Então essa questão fica martelando na minha cabeça...
Eu não entendo nada de programação, não sei como é (funciona) o código de cada um dos programas citados acima... mas penso que, se o Freecad é capaz de importar/ trabalhar com vetores, faces, malhas, e toda a gama de calculos geométricos espaciais como esses programas, a lógica deve ser muito parecida. Então a pergunta é: Não existe uma forma de criar um conversor / compilador que, por exemplo: pegasse um plugin do sketch (que pelo que sei é feito em Ruby) que já tem sua programação pronta, seus elementos configurados, já tem sua toolbar elaborada, etc, etc. E assim, da mesma forma, outros tantos plugins para o autocad (2D/3D) ou para o revit (BIM)... e fazer ser possivel que o Freecad "entendesse" sua programação e assumisse para si, como se tal plugin tivesse sido desenvolvido originariamente para ele?
Onde estaria a dificuldade (e/ou a impossibilidade) da criação de um "tradutor" de plugins para que eles funcionassem no Freecad?
Poderia fazer um esclarecimento, e até mesmo um artigo a respeito disto ?

Não sei se um tópico parecido já foi analisado, se faz parte deste forum ou é tópico se outro blog. Não localizei nada... mas sei que são anos de postagem que não consegui ler ainda.
** Por favor, fique a vontade de reposicionar esse post em local correto se necessário.
Abraços
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: BIM/Arch development news articles from Yorik's blog

Post by yorik »

Movei seu post para a seção em português.

A ideia é atrativa, claro, mas tem inúmeras complicações. As linguas são diferentes, o sistema geométrico é diferente, o sistema de interface é diferente, e, talvez ainda mais importante, as licenças de quase tudo que é feito para plataformas proprietárias geralmente impede de ser usados para outros fins.

Basicamente, mesmo se fosse possível tecnicamente, provavelmente não seria legalmente, e a gente se meteria em dores de cabeça bem grandes... Mas a dificuldade técnica de fazer um plugin feito para outra plataforma funcionar no FreeCAD seria de qualquer modo tão grande que valeria certamente mais a pena refazer tudo do zero.

No entanto, tem como diminuir toda essa dificuldade: Tendo outros programas que usam as mesmas linguas, mesmo sistema geometrico ou mesma interface, e que seja software livre também. Ai sim a coisa muda. E tem muitos desses que já usamos com o FreeCAD, como pynodes, ifcopenshell, gmsh ou ladybug.

Primeira coisa que olho quando me deparo com um programa desses: 1) a licença é open-source e compatível com o FreeCAD? (MIT, GPL/LGPL ou BSD) 2) é escrito em C++ ou, melhor ainda, Python? 3) o modelo geometrico é compatível? (malha ou brep/nurbs) ai sim podemos conversar...
Post Reply