Freecad está Pronto para uso profissional ???

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
User avatar
VanMS
Posts: 8
Joined: Thu Aug 15, 2019 2:03 pm

Freecad está Pronto para uso profissional ???

Post by VanMS »

Bom dia, pessoal.

Gostaria de saber se o Freecad está pronto para o uso profissional ???
Tipo no meu trabalho utilizo Autocad e Solid Works, em casa ambos não roda por ser um notebook de configurações mediana.

Estou iniciando no Freecad por rodar no PC de casa e gostaria de saber se ele está pronto para uso profissional, tipo desenhar, colocar na folha técnica e mandar para produção. Sem que acha algum problema bug que possa fazer eu perder todo o desenho ou a produção produzir as peças errada ?

Em anexo algum peças que eu fiz no solid, apenas para derem uma noção do que eu desenho
Attachments
Montagem Suporte Caneca.PDF
(142.91 KiB) Downloaded 289 times
Montagem - Lateral.PDF
(134.88 KiB) Downloaded 202 times
Montagem - Expositor.PDF
(179.17 KiB) Downloaded 213 times
Montagem - Base do Dispenser.PDF
(144.29 KiB) Downloaded 216 times
Grade Aramada 640x475.PDF
(136.95 KiB) Downloaded 233 times
User avatar
EduBambu
Posts: 24
Joined: Sun Jun 14, 2020 8:52 pm
Location: Minas Gerais, Brasil

Re: Freecad está Pronto para uso profissional ???

Post by EduBambu »

Boa noite!

Respondendo...
VanMS wrote: Sat Aug 15, 2020 3:22 pm Bom dia, pessoal.

Gostaria de saber se o Freecad está pronto para o uso profissional ???
Tipo no meu trabalho utilizo Autocad e Solid Works, em casa ambos não roda por ser um notebook de configurações mediana.

Estou iniciando no Freecad por rodar no PC de casa e gostaria de saber se ele está pronto para uso profissional, tipo desenhar, colocar na folha técnica e mandar para produção. Sem que acha algum problema bug que possa fazer eu perder todo o desenho ou a produção produzir as peças errada ?

Em anexo algum peças que eu fiz no solid, apenas para derem uma noção do que eu desenho
Bom..., eu diria que o FreeCAD faz muito mais do que os exemplos que mostrou! Mas faz muito menos também!

O FreeCAD muito facilmente pode lhe proporcionar ferramentas de cálculo e projeto, com representações precisas e sofisticadas em 3D. Pelo menos, é o que obtenho. Você poderá fazer coisas do tipo a seguir;

Cálculo por FEM da torção aplicada a face da viga horizontal.
Cálculo por FEM da torção aplicada a face da viga horizontal.
Torque10.png (273.17 KiB) Viewed 8565 times

Desenhar essa estrutura em detalhe, não é difícil e com um pouco de prática pode ser bem rápida e acurada. Elaborar parâmetros de análise para cálculos de deformação e resistência, também não é tarefa muito difícil. E os cálculos podem ser processados com relativa facilidade em máquinas modestas (no final da resposta indicarei as propriedades do meu sistema quando processou esse cálculo)

E os resultados dos cálculos podem ser refinados para indicar pontos de falhas;

Detalhamento das tensões na junção .
Detalhamento das tensões na junção .
Torque11.png (239.19 KiB) Viewed 8565 times

Os cálculos apresentados em resumo na 1º tela podem ser pós processados e permitir análises detalhadas, que servirão para ajustes no projeto, e indicarão áreas de falhas. Isso não é difícil. É perfeitamente executado em desktop com processador dual, com mais de 15 anos de uso.

Mas; nem tudo é perfeito. Na hora de desenhar e passar para o papel, a eficiência não é tão boa.

O desenho da junção analisada acima, com bastante trabalho pode ser passado para o papel, e mesmo assim com muitas deficiências. Além disso o formato disponível de saída não é fácil de ser editado. Embora seja bem fácil de ser transmitido e publicado.

Fazer as representações abaixo, quando eu estava começando a praticar com a bancada de desenho técnico, foi muito trabalhosa, e tem muitas deficências para uma representação profissional (pelo menos para mim).

Desenho em "papel" pela bancada TechDraw. As vistas são desenhadas automaticamente a partir do modelo 3D.
Desenho em "papel" pela bancada TechDraw. As vistas são desenhadas automaticamente a partir do modelo 3D.
Torque12.png (71.89 KiB) Viewed 8565 times

Até desenhar uma linha nas vistas é difícil (para mim foi impossivel), e quando, eventualmente, consigo fazer surgir alguma linha não automaticamente, é difícil apaga-la se estiver errada.

Com um pouco mais de prática, e muito cuidado, consegui um resultado melhor depois de algumas tentativas.

Resultado final após treino e elaboração de passos de desenho. Foi mais fácil fazer um novo desenho do que revisar o anterior.
Resultado final após treino e elaboração de passos de desenho. Foi mais fácil fazer um novo desenho do que revisar o anterior.
Torque13.png (53.4 KiB) Viewed 8565 times

Pode ser que tudo seja uma questão de treino e adaptação com o FreeCAD, mas não sou exatamente um iniciante em CAD. Já migrei entre vários sistemas e programas, e não estou tendo facilidade com a bancada Techdraw.

Talvez tenhamos alguns esclarecimentos em próximas respostas e comentários.

OS: CentOS Linux 7 (Core) (KDE/1-kde-plasma-standard)
Word size of OS: 64-bit
Word size of FreeCAD: 64-bit
Version: 0.19.22198 (Git) AppImage
Build type: Release
Branch: master
Hash: 76e74294894bbce46d006e149315c6274d206278
Python version: 3.8.5
Qt version: 5.12.5
Coin version: 4.0.0
OCC version: 7.4.0
Locale: Portuguese/Brazil (pt_BR)

Notebook: Dell Vostro 3500,
Memória: 6 Gb
Processador: Intel Core I5 M560 2,67 MHz (não é grande coisa, já tem uns 8 anos ou mais)
User avatar
VanMS
Posts: 8
Joined: Thu Aug 15, 2019 2:03 pm

Re: Freecad está Pronto para uso profissional ???

Post by VanMS »

Obrigado...
Aproveitando, gostaria de saber se no Freecad tem como achar o desenvolvimento de uma peça aberta ???

Tipo eu desenho uma peça em arame um exemplo um gancho.

No Freecad tem algum opção eu de para ver o tamanho desse arame para corte ??
Seria uma planificação desse arame dobrado
User avatar
EduBambu
Posts: 24
Joined: Sun Jun 14, 2020 8:52 pm
Location: Minas Gerais, Brasil

Re: Freecad está Pronto para uso profissional ???

Post by EduBambu »

Entendo o que quer.

Verifique o Addonn Manager a bancada Sheet metal.

http://theseger.com/projects/2015/06/sh ... r-freecad/

Pode ser que seja o que você precisa.

Eu mesmo nunca usei.
weasel_face
Posts: 45
Joined: Tue Aug 09, 2016 2:56 pm
Location: Boituva/SP - Brasil
Contact:

Re: Freecad está Pronto para uso profissional ???

Post by weasel_face »

Para os desenhos que você mostrou tranquilamente. Se for para desenho industrial, com alto nível de detalhamento, usando cortes, tolerâncias, detalhes ampliados, tolerâncias de forma e posição, usando apenas o FreeCAD você precisa unir ferramentas de dois workbenchs, o Techdraw e o Draft. Que vai exigir bastante estudo e a criação de um fluxo de trabalho para não ficar perdido. Outra forma que o pessoal usa é usar o FreeCAD em conjunto com o QCAD, criando as vistas com o FreeCAD e exportando os DXF para detalhar no QCAD. De uma procurada no canal do Yorik no youtube, ele demonstra um pouco com desenhos de arquitetura, mas da para você ter ideia do uso combinado dos dois workbench, o Techdraw e o Draft.
weasel_face : Marco Silveira
Post Reply