Bill of Materials

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
Hector.
Posts: 14
Joined: Wed May 20, 2015 3:14 pm

Bill of Materials

Post by Hector. »

Há anos eu tento substituir softwares comerciais em pequenos projetos, pelo freecad.
Mas sempre falta alguma opção.
Voltei novamente ao freecad, e percebi que a ferramenta está bastante evoluida, mas falta ainda o básico (desculpe-me se eu estiver errado).
Como gerar a lista de materiais?
Eu tentei inclusive ver no fórum opções para tirar as informações das medidas das propriedades bases dos elementos geométricos, mas não há instruções nem documentação que ajude leigos a chegar nesses resultados.
Hoje há bastantes vídeos ensinando a usar o freecad. Isso é ótimo. Mas não achei nenhum video ensinando a fazer modificações em seus códigos afim de otimizar o software para um resultado específico.
Qualquer projeto mecânico, ou de marcenaria necessita de uma lista de materiais. E muitas vezes esta lista precisa ser dinâmica para refletir as necessidades do usuário.
Recentemente encontrei a solução do link, mas não consegui entender toda a implementação (https://github.com/dprojects/getDimensi ... aster/Docs).
Tabmém não ficou claro se essa solução funciona na bancada A2+. O ideal seria uma solução que funcionasse em qualquer bancada.....
Agradeço a todos pelo freecad, e desculpem, estou tentando anos contribuir de alguma forma, mas me falta conhecimento para extrair todo o potencial do que já foi criado pela comunidade.
For years I've been trying to replace commercial software in small projects with freecad.
But there is always an option.
I returned to freecad again, and I realized that the tool is quite evolved, but it still lacks the basics (sorry if I'm wrong).
How to generate the bill of materials?
I even tried to see options on the forum to get the information from the measurements of the basic properties of the geometric elements, but there are no instructions or documentation to help lay people to reach these results.
Today there are many videos teaching how to use freecad. That's great. But I didn't find any video teaching how to make modifications to their codes in order to optimize the software for a specific result.
Any mechanical or woodworking project needs a bill of materials. And often this list needs to be dynamic to reflect user needs.
I recently found the solution from the link, but I couldn't understand the whole implementation (https://github.com/dprojects/getDimensi ... aster/Docs).
It was also unclear whether this solution works on the A2+ bench. The ideal would be a solution that works on any bench.....
Thank you all for freecad, and sorry, I've been trying for years to contribute in some way, but I lack the knowledge to extract the full potential of what has already been created by the community.
Maykow
Posts: 33
Joined: Tue Mar 30, 2021 10:59 am

Re: Bill of Materials

Post by Maykow »

Existe uma ferramenta muito interessante na bancada BIM que vai solucionar o seu problema, com ela é possível criar listas de materiais e extrais qualquer propriedade dos objetos, mesmo se estes não forem IFC.
Se acaso seu objeto não tiver a propriedade que você deseja, você pode criar uma propriedade para ele, para isso basta clicar com o botão direito na janela de propriedades, ativar "mostrar todos", clicar com o botão direito sobre qualquer propriedade do objeto e selecionar "Adicionar propriedade". dessa forma vai abrir uma janela para você criar uma propriedade.
o link abaixo é um tutorial que explica como funciona a ferramenta para criar lista de materiais.
https://wiki.freecadweb.org/Arch_Schedule
Post Reply